Inovação, design, sustentabilidade e expressão de marca | Economia local, criativa e sustentável
Moda, Design, Estamparia, Estúdio, Fashion, Cradle to Cradle, Brasil, Brazil, Arquitetura, Cultura
3074
single,single-post,postid-3074,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,boxed, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,,qode-theme-ver-5.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.3,vc_responsive

Economia local, criativa e sustentável

Papelaria especial

09 nov Economia local, criativa e sustentável

Você conhece o que é o SC Trade Show? Você sabe a importância desse evento para a moda e a economia catarinense?

SC TRADE SHOW é uma rodada de negócios nacional que faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas entre o Sindicato Calçadista e seus parceiros para desenvolvimento sustentável do Arranjo Produtivo Local de São João Batista. Já na sua 21ª Edição, a Rodada de Negócios da Moda em Santa Catarina reuniu os principais fabricantes de Calçados e Acessórios de Santa Catarina. Cerca de 60 marcas estiveram presentes, expondo seus produtos para aproximadamente 400 lojistas convidados. O evento tem importância vital para o município de São João Batista e também para o Estado, fomentando a economia local e a discussão para uma moda legítima catarinense, que se apoie, além na criação, na sustentabilidade dos negócios, e em processos mais humanizados.

 

FLORESCIMENTO DE UMA NOVA ECONOMIA

IMG_6157

Para esse evento, fomos convidados, a mostrar para as empresas participantes, possibilidades de se fazer produtos legais e bacanas, a partir dos seus resíduos. O projeto teve o propósito de desenvolver o produto proporcionando a aproximação do design, experimentações criativas, visitas e imersão com as artesãs, em uma atividade coletiva desenvolvida através da união de forças, promovido pela Assintecal, Sebrae nacional e Sincasjb. Visando a interação entre produção industrial e artesanal, humanizando processos e integrando todo o meio em busca de soluções, inovação, afeto e desenvolvimento sustentável local, aproveitamos todo  o talento e a criatividade para trabalhos manuais do grupo de artesanato Das Catarinas. Com 14 KG de material  excedente da indústria de calçados – resíduos de couro, tecidos e laminado sintéticos, desenvolvemos a coleção “Orquidário”, uma coleção de porta-cartões, que respeita todos os pilares da sustentabilidade do selo Origem Sustentável. O tema da coleção foi inspirado na família das orquídeas Laelia Purpurata. Descoberta por François Devos, em 1847, tornou-se flor símbolo do estado de Santa Catarina. Diferente da maioria das orquídeas, a Laelia purpurata, tem crescimento intenso e que ocorre praticamente o ano inteiro, suas flores são de grande beleza e com uma enorme variação de cores e desenhos. Uma pequena homenagem a uma flor e uma cidade que são surpreendentes.

1

2

8

IMG_6226

 

Papelaria especial