Inovação, design, sustentabilidade e expressão de marca | Conexão de Saberes e Economia Colaborativa
Moda, Design, Estamparia, Estúdio, Fashion, Cradle to Cradle, Brasil, Brazil, Arquitetura, Cultura
3186
single,single-post,postid-3186,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,boxed, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,,qode-theme-ver-5.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.3,vc_responsive

Conexão de Saberes e Economia Colaborativa

screen-shot-2016-12-27-at-16-44-34

27 dez Conexão de Saberes e Economia Colaborativa

Utilizando o design como lente para a inovação e sustentabilidade, a RatoRói é responsável pelo projeto Saberes Manuais apresentado no salão InspiraMais, que promove a utilização de materiais naturais ou residuais no desenvolvimento de componentes, abrangendo comunidades, artistas, designers e empresas com propósito de sustentabilidade, seguindo o raciocínio produtivo proposto pelo Fórum de Inspirações de formular produtos dentro das seguintes etapas da pirâmide mercadológica: mercados de massa (60%), mercados que apostam mais facilmente em novidades (30%) e mercados que valorizam a autoralidade (10%).

com-tamanho

Desde a primeira edição o estúdio destaca as fibras de banana do grupo de São Francisco do Sul, Ana Banana, que para o  Inverno 2017 receberam apliques e bordados da artista Clarice Borian.

Utilizando a fibra sem coloração e contrapondo com linhas e materiais coloridos, o material ganha frescor e jovialidade.  O componente foi utilizado nos protótipos desenvolvidos em parceria com a marca de calçados vegana Insecta Shoes, mas podem ser incorporados facilmente na indústria de mobiliário.

screen-shot-2016-12-27-at-16-14-28

Materiais transformados em calçados pela Insecta Shoes em parceria com a RatoRói, e ao lado bordado sobre fibra de banana – Clarice Borian para a Ratorói.

Com a mesma artista a RatoRói também propôs novas narrativas e manipulações têxteis, desenvolvendo tramas de algodão no empreendimento Fio Brasil de Minas Gerais em teares artesanais com aplicação de estêncil e bordados pontuais sob a peça.

screen-shot-2016-12-27-at-16-17-30

Tênis realizado em parceria da artista Clarice Borian, Fabiana Bertoldi, Ateliê Três Irmãos e RatoRói.

Em busca de possibilidades mais livres, propomos tramas com materiais inusitados como fita vhs, plástico e laminados reciclados feitas em parceria com o artista Alexandre Heberte. Através dele, os materiais ganham nova vida, em uma tessitura rica de detalhes. As telas foram utilizadas em protótipos propostos em parceria com a empresa Selo de Controle.

sapato-preto

Materiais transformados em calçados pela Selo de Controle em parceria com a RatoRói.

Também estimuladas a pensar sua técnica em novas intervenções, convidamos o grupo Das Catarinas, de Joinville, Santa Catarina, conhecidas por materiais premiados como as tijelas bowl feitas de malha residual. Para o Inspira, o grupo bordou sobre um tecido de algodão labirintos pensando aberturas em sua técnica de rolinhos, criando novas possibilidades de expressão que podem ser rapidamente incorporados para o mercado de decoração.

screen-shot-2016-12-27-at-16-36-21

Além disso o Richilieu, técnica francesa sobre o couro de tilápia, incorporada no vestuário das baianas, mostra mais uma possibilidade de construção para esse material, curtido com tanino vegetal pela empresa Aguapele, que tem no mobiliário um espaço de crescimento.

Juntas, essas possibilidades inusitadas reúnem nosso interesse coletivo de realizar um presente melhor, aliando beleza e sustentabilidade.

richilie